MAQUILAGEM OU MAQUIAGEM

quinta-feira, 4 de abril de 2013


0

MAQUIAGEM COMO É FEITA?
Alguma vez, tiveram curiosidade sobre como se fabrica aquilo que usamos todos os dias?  A base de tudo, são os pigmentos, ou seja, a cor base. Podem ser naturais ou sintéticos, ou seja, encontrados na natureza ou fabricados num laboratório. Sendo naturais, podem ser de origem vegetal, mineral ou até animal, se bem que estes últimos estão quase em desuso por completo. Então e o resto?
Fabrico de maquiagem a partir de pigmentos
Se pensarmos bem, a maquiagem divide-se geralmente entre pós e texturas cremosas. Naturalmente, cada um tem o seu modo de fabricação e começamos pelos pós. Sombras e blushes têm o mesmo modo de fabricação, variam apenas cores e ingredientes específicos, que podem ser usados no rosto mas não devem ser usados nos olhos.
Para fazer uma sombra, por exemplo, primeiro há uma equipe criativa que idealiza a cor e a textura do produto final. Depois, num laboratório, fazem-se testes e misturam-se ingredientes para que a tal equipe que imaginou o produto final aprove o que será feito. Se tudo for aprovado já se tem uma fórmula e uma mistura planeada e passa-se ao fabrico. O fabrico é feito em grandes máquinas parecidas a betoneiras gigantes – a quantidade de pigmento que já foi determinada é misturada aos tais outros ingredientes – geralmente são ingredientes que afetam a cor, o mínimo possível. São os compostos que ajudam a sombra a durar mais tanto na pele como na embalagem, a se poder esbater com mais facilidade, a ser mais “macia”, entre outros.
Em seguida, este pó, depois de bem misturado é colocado em recipientes próprios: se for para ser vendido sob a forma de pó solto, está pronto; se for para ser vendido sob a forma de pó compacto, então é pressionado por grandes máquinas para que fiquei agregado e fixado na respectiva embalagem. Ocasionalmente é aplicado um spray protetor por cima do produto finalizado quando é compacto, para proteger o pó até começar a ser utilizado – além de melhorar o aspecto, aumenta o tempo de vida do produto final.

0 comentários:

Postar um comentário